Nesta quinta-feira (25/06), o Governo do estado concluiu a requalificação e expansão da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pela guarda e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha. Com um investimento acima de R$ 6,1 milhões, a capacidade de armazenamento de vacinas foi duplicada, fortalecendo a estrutura da rede estadual de vacinação.

A governadora Raquel Lyra destacou: “Desde 2023, estamos trabalhando incansavelmente. Enfrentamos dificuldades de trabalho, com uma rede sucateada. Com essa reforma, dobramos nossa capacidade de armazenamento de vacinas. Antes, tínhamos um local abandonado e insalubre para guardar os insumos. Agora, temos um espaço totalmente reformado para garantir a vacinação completa para todos os pernambucanos.”

Entre as melhorias realizadas, destaca-se a construção de uma nova câmara de resfriamento, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais, sendo a unidade o principal centro de conservação e distribuição de vacinas do Estado.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura aumenta a capacidade de resposta da rede de imunização e fornece melhores condições para profissionais e usuários do sistema de saúde. Ela afirmou: “Esta é uma demonstração de cuidado e dignidade para o nosso povo. Antes, se o Ministério da Saúde enviasse todas as nossas vacinas, não teríamos como armazenar. Hoje, temos essa estrutura, que atende todas as normas, com auditório para capacitação dos profissionais de saúde, algo que não tínhamos antes. Uma estrutura digna para os trabalhadores que atuam aqui.”

As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e, em seguida, para todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, enfatizou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. Ela explicou: “A reestruturação foi um marco, pois antes tínhamos uma estrutura vulnerável. Com as adequações exigidas pelas normas técnicas do Ministério da Saúde, agora temos a garantia da qualidade do armazenamento e segurança para os profissionais e a população.”

Atualmente, cerca de 50 profissionais trabalham na Central Estadual da Rede de Frio. Uma dessas profissionais é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a unidade há 30 anos e testemunhou a transformação da estrutura. Ela disse: “É a primeira vez que vejo essa diferença em nosso setor, que estava abandonado. E não é apenas aqui. Trabalho há 30 anos e essa é a primeira gestão que realmente se preocupa conosco.”

A deputada estadual Socorro Pimentel declarou: “Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso demonstra o compromisso da gestão com a saúde pública de nosso Estado.”


Compartilhe:

Deixe um comentário